domingo, 4 de março de 2012

Do it yourself ou bricolagem.


Bom como a Noiva contou no post “feliz ano novo” nós começamos a ir à nossa futura casa com o intuito de traçar uma rota para começar a reforma e deixar o lugar com a nossa cara. De início eu desenhei no caderninho dela os cômodos, criando uma planta baixa, todos com a medida exata e a posição das portas, e tiramos várias fotos.
Em seguida eu procurei na internet uma maneira de fazer uma planta em 3D de maneira que eu pudesse olhar de vários ângulos e poder imprimir em cada canto nossa identidade visual.
Sei que pelo texto parece que é uma coisa muito difícil de ser feito, mas vamos voltar aos anos 50 quando a mão de obra se tornou muito cara e os empresários americanos da época passaram a colocar no mercado os seus produtos com manuais mais explicativos e embalagens mais simples para que o consumidor final pudesse colocar instalar ou utilizar sem ter que chamar um profissional. Essa visão lançou o termo “do it yourself” (faça você mesmo) o termo Frances usado nas atividades em que você mesmo realiza para seu próprio uso ou consumo sem a presença de um profissional é Bricolage/bricolagem.
Amigos, claro que não estou falando de tirar uma coluna ou derrubar uma parede, isso é serviço de um profissional registrado e de preferência com indicação, o que estou dizendo é que muitos casais no ano de seus casamentos estouram o orçamento e chegam ao limite e acabam abrindo mão de alguma coisa, para evitar isso eu e noiva vamos trabalhar duro na reforma do nosso apartamento utilizando ao máximo o conceito da BRICOLAGEM.
Hoje vamos deixar as dicas para criar a planta baixa e a planta  em 3D.

Para fazer a planta baixa que é o desenho da área total do seu imóvel dividido em cômodos marcando a posição das portas é bem simples eu usei uma caneta, papel e uma trena.
Anotando o comprimento e a largura dos cômodos passando para o papel aonde seria as paredes ao final das anotações você terá a planta baixa.





A planta em 3D requer um pouco mais de serviço, mas é bem fácil. Existe um monte de programas destinados aos arquitetos e engenheiros e o que eu utilizei é o Google Sketchup que free e tem uma interface bem amiga. Faça o download aqui http://www.baixaki.com.br/download/google-sketchup-free.htm

Para ter um contato mais fácil com o programa assista a essa vídeo aula     http://www.youtube.com/watch?v=jk1pNhrHiBc  e boa sorte.



 
Isso é bricolagem provavelmente teríamos que desembolsar uma grana para pagar um arquiteto para ter essas plantas em mãos.
Bom, tudo o que a gente fizer no nosso cantinho e tiver um passo a passo de fácil assimilação vamos postar. Esperamos economizar e ajudar os amigos economizar também.

5 comentários:

  1. gostei da dika, vou mostrar para meu noivo, pena que o sem jeito passou nele mais de 10 vezes kkkkkkkk, estou amando o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heloísa,
      Seja bem vinda ao blog!! Que ótimo que vocês gostaram, fico super feliz!!
      Volte sempre!!
      Bjus,

      Excluir
  2. Irmão minha noiva me chamou para olhar um site de casamento confesso que estava sem vontade quando li sua blogagem da bricolagem fiquei animado com a possibilidade de economizar uma grana na reforma. estou baixando o programa e coloquei o youtube para carregar a video aula, obrigado pela ajuda e sempre que ela coisas sobre reforma vou ler para aprender como é que faz por que como ela disse não tem a manha para fazer nada.

    ResponderExcluir
  3. Flávia Cândido Moura22 de março de 2012 às 14:52

    Olha hein! acho que pegou o último noivo à moda antiga! Brincadeira, adorei a idéia da planta vou fazer uma aqui da casa da minha mãe para testar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter sido mesmo Flávia rsrsrss... pq o meu amor realmente é presente de Deus.

      Excluir

 
;